Communication on Progress

Participant
Published
  • 23-Nov-2015
Time period
  • November 2014  –  November 2015
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Communication on Progress – EMFLORA – Empreendimentos Florestais Ltda
    São Mateus, 23 de Novembro de 2015.
    A todas as partes interessadas (stakeholders):
    Desde 24 de novembro de 2011, a Emflora é signatária do Pacto Global das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Tal iniciativa ressalta o empenho da empresa em ser parte ativa nas diversas transformações que se darão como efeitos dos princípios do Pacto Global.
    A Emflora tem trabalhado junto a seus colaboradores e partes interessadas na efetiva implementação e consolidação dos dez princípios do Pacto Global, promovendo diversas alterações nos mais distintos âmbitos da empresa. Ao longo do ano de 2014 foram realizadas as seguintes atividades: divulgação e fortalecimento do Código de Ética e Conduta, disseminação de práticas sustentáveis junto aos seus fornecedores por meio do Manual de SMSO para prestação de serviços à EMFLORA, adoção de políticas contra o trabalho infantil, políticas anticorrupção.; participação de relatórios de alcance nacional e internacional em gestão e governança climática, como o Carbon Disclosure Project (CDP), elaboração de inventário de gases de efeito estufa por meio dos parâmetros do GHG Protocol Brasil e, incluindo, empresas do grupo que atuam em setores distintos ao de florestamento, reflorestamento e manutenção florestal. Já se pode observar mudanças que corroboram a certeza da importância do Pacto.
    Dessa forma, através desta Comunicação de Progresso (COP), a Emflora vem reafirmar seu apoio à difusão dos Princípios do Pacto Global junto a seus stakeholders. Trata-se de um empenho por parte da empresa, cujas iniciativas e resultados nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção são divulgados a partir da publicação desta COP.
    Seguiremos, no próximo ano, apoiando o Pacto Global e a prática de valores fundamentais, alinhados através dos dez Princípios, buscando consolidá-los a cada dia, promovendo o crescimento sustentável e difundindo a cidadania. Reafirmamos, dessa forma, a preocupação e o compromisso da empresa com os temas abordados no Pacto, em sua difusão e com a transparência com clientes, fornecedores e colaboradores.

    Cordialmente,
    Antenor José Monteiro dos Santos
    Diretor

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A EMFLORA, desde sua fundação, em outubro de 1991, tem no componente humano o alicerce de seus recursos.
    A empresa possui um Código de Ética e Conduta e, de acordo com os mesmo, nós colaboradores da EMFLORA, expressamos nossa politica de respeito aos padrões de ética empresarial com base na conduta em tratados e padrões conclamados nacional e internacionalmente, tais como: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Direitos Fundamentais do Trabalho e Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com nosso código de ética e conduta, para a Emflora, cada colaborador é precioso. Por isso, todo funcionário da Empresa deve ter os seus direitos humanos básicos respeitados e não ser forçado a sofrer física e mentalmente pelo seu trabalho, seja de que modo for. Pelo contrário, o colaborador deve ser protegido em sua segurança física e psicológica, mantendo sempre sua condição laborativa no melhor patamar possível e sendo estimulado e motivado para que dentro de condições adequadas possa se desenvolver e crescer na empresa. Nenhum colaborador deve ser discriminado com base na idade, sexo, orientação sexual, raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, associação a sindicato, opinião política, origem étnica ou quaisquer outras formas de diversidade, pois nossas relações são fundamentadas no principio da igualdade e da valorização da diversidade. Todos os colaboradores devem conhecer os termos e condições essenciais do seu emprego. A Emflora não admite nenhum tipo de assédio moral ou sexual que englobe qualquer conduta que afete negativamente o desempenho do trabalho, que denigra a dignidade de qualquer pessoa ou gere ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. Respeitamos a confidencialidade dos clientes, concorrentes, nossa e de outras empresas com as quais fazemos negócios. Não utilizamos informações confidenciais, sejam profissionais, sejam pessoais, da Emflora ou de terceiros em benefício próprio.
    A empresa é signatária, desde 2011, do Pacto Global das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e dentro de seus pilares de atuação firma compromissos éticos e alicerça a transparência em suas ações e resultados junto aos seus colaboradores e demais partes interessadas. Por fim, a empresa é signatária da Carta “Contribuição Empresarial para a promoção da Economia Verde e Inclusiva” e difunde em todas as suas esferas as diretrizes e desdobramentos firmados na mesma.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A EMFLORA considera seu papel na sociedade, assim como descrito na Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento e na Declaração de Genebra; e entendemos que as parcerias e colaborações com as partes interessadas são essenciais, uma vez que os dilemas, os desafios e as oportunidades, tanto a nível global como local, possuem alta complexidade para que um único ator os solucione sem os devidos apoios. Deste modo, trabalhamos continuamente na busca de parcerias que possam impulsionar as atividades da nossa organização em prol da transformação social das comunidades no entorno dos projetos aos quais prestamos nossos serviços.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Informamos aos nossos parceiros, fornecedores e clientes o nosso empenho e apoio aos direitos humanos. Internamente, conscientizamos informalmente os nossos colaboradores diretos no que diz respeito a esses compromissos, citando entre outros o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual preconiza que todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direitos e dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
    A fim de evitar a violação dos direitos humanos em nosso local de trabalho, conversamos e explicamos aos nossos colaboradores quais são seus direitos e dos outros seres humanos com quem se relacionam e atribuímos responsabilidades visando a proteção desses direitos dentro da nossa organização.
    Os cuidados com os Direitos Humanos são vividos no dia a dia da EMFLORA, que promove, divulga e incentiva desde diálogos diários a campanhas como: Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha de Prevenção ao Tabagismo, Campanha de Segurança no Trânsito, Programa de Saúde da Mulher, Programa de Saúde do Homem, Programa EMFLORA Em Ação, Programa RH no Campo, Criação e implantação do Código de Ética e Conduta, entre outras.
    Os programas listados podem ser obtidos pelo acesso ao sitio da EMFLORA no www.emflora.com.br, na aba de notícias ou por meio do fale conosco no qual podem solicitar um programa específico que ficaremos muito satisfeitos em compartilhar.
    Quanto aos programas “EMFLORA em Ação” e “RH no Campo”, realizaremos um overview que segue abaixo:
    O “EMFLORA em Ação” é um programa de desenvolvimento das comunidades vizinhas às áreas de atuação da empresa em que por meio de um projeto socioambiental trabalham-se temáticas éticas, direitos humanos, acesso aos recursos naturais e polêmicas psicológicas junto a escolas, incluindo alunos, professores, funcionários e os pais dos alunos. Os temas são desenvolvidos em conjunto com as secretarias de educação do município, que recebem o projeto, e com a escola em questão na qual o projeto será desenvolvido. O programa, ainda, apoia ações e situações críticas às sociedades que a EMFLORA tais como “Crise Hídrica” e “Sustentabilidade da teoria à prática – Case EMFLORA”.
    O “RH no Campo” visa levar informações básicas e de interesse comum aos colaboradores in loco, facilitando o acesso e a disseminação de conhecimentos básicos a respeito de ética no trabalho, direitos trabalhistas, direitos humanos, diretrizes da empresa e dos nossos clientes e demais itens que se fizerem necessários. Na prática, o programa é desenvolvido por meio de um colaborador do setor de Recursos Humanos da EMFLORA que vai até a área de produção conversar com os colaboradores. Desenvolver a melhoria contínua pautada nas demandas levantadas junto aos nossos colaboradores é a prioridade deste projeto.
    A EMFLORA disponibiliza, ainda, o código de ética e conduta a todos os seus trabalhadores, além de na integração apresentar o mesmo código em vídeo para facilitar a compreensão, e o entrega impresso às partes interessadas como forma de garantir que o mesmo seja atendido e implementado de forma plena e que os princípios listados sejam vivenciados no dia a dia laboral dos colaboradores da empresa.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Buscamos como resultado o trabalho realizado feito com paixão, sentido e assim o mesmo será realizado com qualidade e segurança necessários. A EMFLORA possui a relação de trabalho como base para prestação de seus serviços com qualidade, satisfação dos seus clientes e manutenção de suas atividades. A base legal é formada pelos princípios da Consolidação das Leis do Trabalho, norteados pela Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. A empresa utiliza ainda como padrões norteadores as normas ISO 9001:2015 e OHSAS 18001:2007 buscando adotar e vivenciar as melhores práticas de gestão trabalhista em seus processos.
    A forma de pacto laboral é por meio de contrato de trabalho que descreve as responsabilidades da empresa e do colaborador. No dia a dia, a empresa disponibiliza o Código de Ética e Conduta e demais documentos trabalhistas e previdenciários como forma de atender aos critérios acima descritos. Entendemos também, que os direitos trabalhistas são importantes e devem ser apoiados pela organização, apoiamos também a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva e eliminamos todas as formas de trabalho forçado e compulsório, como também da discriminação com relação a emprego e profissão.
    A atuação junto a diferentes clientes em díspares regiões (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo) é embasada com acordos sindicais específicos à região na qual a empresa está inserida com a categoria que representa colaboradores. Há emissão de Acordo ou a Convenção Coletiva elaborada entre a empresa, trabalhadores e sindicato que são seguidos na íntegra pela EMFLORA como forma de garantir o atendimento a questões básicas de trabalho, levando em consideração necessidades específicas do local no qual o colaborador está lotado e do tipo de atividade que é realizada pelo mesmo.
    Todo o processo de recrutamento e seleção é acompanhado pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o foco no desenvolvimento de ações pautadas nas pessoas e para as pessoas são trabalhados no dia a dia deste departamento corporativo em todas as áreas em que a empresa atua junto com seus clientes, fornecedores, sociedades e demais partes interessadas.
    Integramos o propósito e bem-estar material, com o bem estar psicológico e espiritual. Bem como promovemos o autoconhecimento e assim o desenvolvimento humano integral.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Nós da EMFLORA pautamos nossas ações nos atuais pilares da sustentabilidade e assim acreditamos estar a serviço de um movimento que busca relações equilibradas com as pessoas e com o Meio Ambiente.
    A empresa estabeleceu, divulgou e mantém disponível seu Código de Ética e Conduta como forma de garantir um ambiente de trabalho adequado e condições laborais conforme respaldo legal e melhores práticas internacionais, além de possibilitar a transparência da empresa junto aos seus colaboradores. Este código permite ainda definir modalidades de imparcialidade nas relações de trabalho desde a contratação até a realização das atividades. Como forma de garantir condições de trabalho seguras e higiênicas, além dos documentos legais como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, Programa de Conservação Auditiva - PCA, Programa de Proteção Respiratória - PPR, Plano de Controle Ambiental - PCA e Laudo Técnico das Condições no Ambiente de Trabalho - LTCAT a empresa promove encontros e eventos de divulgação e promoção da prevenção e possui Comitê de Ergonomia – COERGO, Comissão Interna para Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural - CIPATR, Comissão Interna para Prevenção de Acidentes - CIPA , dentre outros.
    No intuito de melhor adequar as ações e ajustar a cultura organizacional aos direitos dos trabalhadores, a empresa possui Política de Segurança e Saúde Ocupacional, Política de Qualidade e Política de Meio Ambiente. É, ainda, certificada na ISO 9001 desde 1996 e na OHSAS 18001 desde 2011.
    A EMFLORA se compromete a oferecer aos seus colaboradores seu salário pago nas datas firmadas e nas condições previamente acordadas. Além disso, a empresa possui benefícios para seus colaboradores que seguem o acordo coletivo de trabalho anteriormente estabelecido.
    Respeitamos as individualidades e promovemos o potencial de cada um, atuando com transparência e ética. Buscamos ainda criar um ambiente colaborativo, criativo, inovador e aberto para todos os colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e demais partes relacionadas e interessadas. As ações de garantia dos direitos trabalhistas são firmadas e disseminadas no dia a dia da organização e podem ser verificadas pelo site www.emflora.com.br. Para obter mais detalhes, basta entrar em contato com a empresa pelo próprio sitio no campo “fale conosco”.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A empresa segue a mesma metodologia de monitoramento descrita para os Direitos Humanos. As auditorias geram relatórios que são desdobrados em planos de ação e geram a melhoria contínua nos processos organizacionais. Há ainda departamento especializado em auditoria interna com o objetivo de desenvolver as melhores práticas organizacionais em todos os processos sendo abrangente aos locais de atuação da empresa.
    Além disso, há relatórios emitidos, mensalmente, pelos Serviços Especializados em Segurança no Trabalho Rural - SESTR ou Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT da EMFLORA em que são analisados indicadores de atendimento às condições de trabalho e são acompanhados os acidentes de trabalho e as ações realizadas para eliminar próximas ocorrências. Através de metas quantitativas e qualitativas acordadas com cada filial, a EMFLORA busca desenvolver as ações de melhoria dos indicadores em Higiene, Saúde e Segurança Ocupacional.
    Importante ressaltar que as reuniões de rotina realizadas semanalmente tratam e resolvem de maneira rápida, efetiva e eficiente aos possíveis pontos de melhoria ou mesmo desvios verificados na organização.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • As ações relacionadas ao gerenciamento dos riscos ambientais na Emflora foram abordadas de maneira corporativa por todos os gestores de contrato, juntamente com a diretoria da organização, através de diversas medidas. A Empresa também participa de audiências e de reuniões com temáticas ambientais, juntamente a órgãos públicos, privados e ONG’s.
    Buscando promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a consecução de uma subsistência significativa e segura, que seja ecologicamente responsável, os Princípios Ambientais descritos no Pacto Global fazem parte da essência do trabalho desenvolvido pela Emflora.
    Dentro deste contexto, procuramos implementar estratégias amplas para prevenir e dissolver conflitos envolvendo as questões ambientais, e trabalhamos para assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico, como descrito na Carta da Terra, mantenha a proteção ambiental e a paz, pois reconhecemos que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.
    Orientações descritas na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na Carta da Terra e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, servem de base para orientar as ações que devem ser desenvolvidas pela nossa organização na área ambiental.
    Compiladas em nosso Código de Conduta e Ética, em especial no item Responsabilidade Socioambiental, afirmamos aos nossos colaboradores que a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais fazem parte das políticas adotadas pela nossa organização em prol da preservação do planeta. Ao mesmo tempo, orientamos os nossos colaboradores em relação à importância de adotarem medidas que economizem papéis, imprimindo apenas quando necessário e otimizando o uso da folha, materiais descartáveis, energia elétrica, água etc., e pedimos para que busquem realizar suas atividades de forma a assegurar a excelência na qualidade e no tratamento adequado das questões ambientais.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A conscientização ecológica e o cuidado com o meio ambiente são compromissos sociais de empresa, pois ter respeito com o meio ambiente é acreditar em um futuro melhor para todos.
    Nós da Emflora cumprimos toda a legislação em vigor aplicável as nossa atividades. Atuamos de maneira ética e socialmente responsável. Encoramos o apoio a atividades relacionadas á educação, a saúde e á prestação de serviços voluntários e comunitários, alinhados á nossa responsabilidade social e ambiental. Empenhamo-nos para minimizar quaisquer eventuais impactos ambientais que possam ser provocados por nossas operações.
    Trabalhamos com o objetivo de atender a requisitos de sustentabilidade e agimos de maneira ética perante os órgãos governamentais. Não admitimos nenhuma forma de apoio ou atuação de nossos colaboradores, durante o expediente de trabalho, em partimos ou campanhas políticas. Entretanto, respeitamos as diferenças e as opções político- partidárias de cada colaborador.
    Desde 2011 a Emflora em parceria com a Secretária de Meio Ambiente do município de São Mateus – ES, vem organizando o movimento Hora do Planeta, no ano de 2014 estaremos engajando à comunidade do entorno a respeito da importância da participação buscando maior conscientização.
    A convite de um de nossos principais clientes, em 2010 a Emflora foi convidada a participar do Carbon Disclosure Project (CDP) Supply Chain. Em 2011 elaboramos o nosso primeiro Inventário corporativo de Gases de Efeito Estufa (GEE) a fim de conhecer os processos de organização, indicar as fontes geradoras de GEE e propor estratégias a fim de conduzir os processos internos à eco eficiência e foi criado o Comitê Interno de Sustentabilidade da EMFLORA, ainda em 2011 participação pela segunda vez do CDP Supply Chain, de forma mais abrangente do projeto ao criar uma estrutura interna de gestão dos processos sustentáveis. Em 2012 elaboramos o segundo inventário por meio de base eletrônica de dados com participação de filiais, participamos da Rio + 20 onde assinamos a carta “Contribuição Empresarial para a promoção da Economia Verde e Inclusiva” e elaboramos nosso terceiro relatório junto ao CDP Supply Chain. Em 2013 participamos das Empresas pelo Clima junto ao GHG Protocol Brasil; participamos na Rodada de diálogo CDP Supply Chain 2013 e elaboramos o nosso quarto relatório junto ao CDP. Em 2014 elaboramos nossa quinto relatório junto ao CDP e o quarto Inventário corporativo de gases de efeito estufa da EMFLORA sendo que é o segundo inventário no padrão GHG Protocol Brasil. Em 2015 foi enviado novo relatório ao CDP SupplY Chain como Investor pela EMFLORA.
    O CDP Supply Chain é uma plataforma online, que permite a troca de informações entre as empresas, visando impulsionar a sustentabilidade e a inovação. É possível assim, despertar nos fornecedores um maior engajamento na gestão dos riscos relacionados às mudanças climáticas.
    O questionário preenchido pelas empresas é dividido em seis partes, envolvendo: governança; riscos e oportunidades (em relação ao clima); estratégia; contabilidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE), uso de energia e combustíveis, comércio de emissões; comunicação climática; e fornecedor.
    A empresa teve seu trabalho reconhecido por um de seus clientes que em Julho de 2012 recebeu um Certificado de Reconhecimento em Governança Climática reconhecendo o empenho demonstrado no Programa CDO Supply Chain – 2010/2011.
    Internamente, adotamos políticas que procuram reduzir, reutilizar e reciclar os nossos materiais de escritório, garantindo que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos. Priorizamos em nossos materiais de papelaria o uso de papel reciclável e adotamos políticas internas no sentido de encorajar nossos colaboradores a praticarem ações que reduzam o consumo de papel e materiais plásticos como, por exemplo, copos descartáveis, assim como priorizar o uso consciente de água e de energia elétrica.
    Ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas para a Emflora têm sido executadas. E, mais do que o conhecimento das partes envolvidas, têm como objetivo gerar a conscientização das pessoas. A Organização firma, dessa maneira, seu compromisso socioambiental e, em seus 20 anos de fundação, busca garantir condições para que a própria Emflora e a sociedade possam suprir as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
    A EMFLORA possui Política de Meio Ambiente que alicerça suas premissas alinhadas à conservação ambiental, desenvolvimento sustentável, conscientização dos colaboradores e controle de poluição.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A empresa segue a mesma metodologia de monitoramento descrita para os Direitos Humanos e para o Trabalho. As auditorias geram relatórios que são desdobrados em planos de ação e geram a melhoria contínua nos processos organizacionais.
    Além disso, há relatórios emitidos, mensalmente, pelo Serviço Especializado em Segurança no Trabalho Rural - SESTR ou Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT da EMFLORA em que são analisados indicadores de atendimento às condições ambientais, às emissões corporativas de Gases de Efeito Estufa e são acompanhados os acidentes ambientais e as ações realizadas para eliminar próximas ocorrências. Através de metas quantitativas e qualitativas acordadas com cada filial, a EMFLORA busca desenvolver as ações de melhoria dos indicadores ambientais da empresa.
    Importante ressaltar que as reuniões de rotina realizadas semanalmente tratam e resolvem de maneira rápida, efetiva e eficiente os desdobramentos levantados como pendentes no que tange ao pacto laboral do trabalhador com a EMFLORA.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A EMFLORA tem como missão ofertar soluções e tecnologias em todas as atividades do Setor Silvicultural, pautando esforços na qualidade de produtos e serviços para a satisfação plena do cliente, tendo como base a ética e o comprometimento com os colaboradores, fornecedores e acionistas. A empresa ainda realiza atividades em Engenharia e Serviços pela EMFLORA Engenharia e, também, serviços de Soluções Ambientais por meio da Qualitar. De acordo com o nosso Código de Ética e Conduta, para a contratação de fornecedores e prestadores de serviços são utilizados critérios técnicos, profissionais e éticos, seguindo orientação de normas regulamentares que cumprem requisitos da norma ISO 9001:2015 e itens da OHSAS 18001:2007. O processo de qualificação cumpre procedimentos previamente estabelecidos e conhecidos por todos os interessados em estabelecer relações comerciais com a Emflora. Não admitimos pagamentos ou benefícios de qualquer natureza por contribuições que possamos ter prestado a pessoas físicas ou jurídicas que mantenham relações comerciais com a empresa.
    Desta forma os princípios anticorrupção que norteiam as atividades desempenhadas pela nossa organização estão em harmonia com as prerrogativas descritas na Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, e têm como cerne o Princípio 10 do Pacto Global que descreve que as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • No ato da contratação de todos os colaboradores em todos os cargos da EMFLORA é realizada a apresentação do Código de Ética e conduta e o mesmo é firmado no dia a dia das atividades. A empresa, ainda, disponibiliza em formato digital e impresso o código aos seus colaboradores endossando o comportamento anticorrupção firmado e adotado pela EMFLORA.
    A EMFLORA por meio de sua assessoria jurídica realiza palestras de Responsabilidade Civil e Criminal que consolidam as obrigações e direitos dos colaboradores. E ainda reforçam as práticas anticorrupção uma vez que alicerça as obrigações e as consequências civis e criminais pelo descumprimento ou atendimento inadequado destas.
    A EMFLORA possui um engajamento junto a sociedade e outras organizações e governo, com o objetivo de desenvolver ações sólidas de combate à corrupção.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • É verificado que ainda temos que melhorar o processo de monitoramento e medição no que tange ao desempenho das nossas ações anticorrupção. Atualmente o diálogo entre as partes, as auditorias internas e as auditorias internas podem sinalizar indícios de desacordo com esse item, mas ainda não são metrificados e tabulados para o acesso as partes interessadas. Estamos nos esforçando na reestruturação das nossas Políticas de Governança Corporativa e Gestão de Processos, para que possamos implementar, ferramentas e metodologias de medição que nos possibilitem mensurar os resultados alcançados em relação as nossas Políticas Anticorrupção.
    A EMFLORA no ano de 2015 está realizando coleta de assinatura na “Lista de Apoiamento – Projeto de Lei de Iniciativa Popular: 10 Medidas contra Corrupção”.
    Essa lista será entregue a partir de Janeiro de 2016 ao Procurador Dr. Ercias. O projeto dispõe sobre propostas legislativas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade no nosso País.